O PPGD/UFRJ e o grupo de pesquisa CIRT convidam a todas e todos para o lançamento do livro "Reformas Institucionais de Austeridade, Democracia e Relações de Trabalho", organizado pelos professores Sayonara Grillo (UFRJ), Lilian Balmant (UFRJ) e Thiago Barison (USP).

O lançamento ocorrerá no dia 10 de maio de 2018, às 17:30, no endereço constante no convite abaixo.

O PPGD/UFRJ convida a todas e todos para a Aula Magna promovida pela Faculdade Nacional de Direito com a Des. Ivone Ferreira Caetano, primeira mulher negra a se tornar juíza e desembargadora do TJRJ.

A aula, que terá como tema 30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E OS AVANÇOS SOCIAIS, ocorrerá no dia 18 de abril de 2018, as 11h, no Salão Nobre da FND.

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro lamenta profundamente o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Pedro Gomes, na noite da última quarta-feira, dia 14/03.
Marielle era uma mulher combativa, líder feminista e comprometida com a defesa incondicional dos Direitos Humanos. Sua morte ocorre em um contexto de intervenção federal, de extrema truculência dos poderes instituídos sobre as comunidades pobres da cidade do Rio de Janeiro e que ela nunca se furtou a denunciar.
Sua morte deixa um vazio político, uma dor incomensurável nos seus familiares, amigos e amigas e em todos aqueles que defendem uma sociedade mais justa, igualitária e livre de violência.
Marielle era esperada, no dia seguinte, no Programa de Pós-Grauduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro para ministrar uma palestra. Aqueles que quiseram calar a sua voz que não se iludam: ela estará lá. Estará em todas e todos e em cada um de nós.

Marielle, presente!

marielle capa ninja

O Fórum de Direitos Humanos convida para o evento POR DIREITOS E DEMOCRACIA: DIÁLOGOS COM ADOLFO PÉREZ ESQUIVEL, a ser realizado no dia 16 de abril de 2018, às 18h, no Salão Nobre da Faculdade Nacional de Direito (FND/UFRJ).

Além do ganhador do Prêmio Nobel da Paz (1980), o evento reunirá representantes de movimentos sociais para a análise da situação dos direitos humanos durante a intervenção federal no Rio de Janeiro. Haverá, ainda, uma homenagem à vereadora carioca Marielle Franco e ao motorista Anderson Gomes, assassinados em 14 de março deste ano.

ATENÇÃO: POR DECISÃO DA COMISSÃO DELIBERATIVA DO PPGD/UFRJ, SERÃO DEFERIDOS APENAS OS PEDIDOS DE INSCRIÇÃO DE ALUNOS DEVIDAMENTE MATRICULADOS EM OUTROS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU (MESTRADO E DOUTORADO). Não serão aceitos alunos ouvintes, apenas alunos externos devidamente matriculados.

Os pedidos de inscrição de alunos externos serão ou não aceitos, a depender do número de vagas disponíveis (após a inscrição dos alunos internos) e da aprovação do(a) professor(a) da disciplina e da Coordenação do PPGD.

A INSCRIÇÃO DEVE SER PRESENCIAL - nos dias 08 e 09 de março, das 13 às 18 h.

As aulas começam na semana seguinte, 12 de março (salvo para disciplina de horário especial; verificar programas).

DOCUMENTOS:

Ficha de inscrição preenchida;

- Cópia do documento de identidade com CPF;

- Comprovante de matrícula em curso de pós-graduação stricto sensu.

DISCIPLINAS COM VAGAS DISPONÍVEIS:

MESTRADO

Direito e Economia - 13 vagas