Em relação ao item 3.3 (comprovação de proficiência em língua estrangeira), dos editais de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGD/UFRJ), a Comissão de Seleção sugere que aqueles que não possuem os certificados mencionados nos referidos editais, entrem em contato com um dos centros aplicadores - TESE PRIME e/ou TAPI BRASIL-, ambos constando no item supracitado.

Comissão de Seleção do Mestrado e Doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Direito torna público o Edital 453/UFRJ/2017,

de seleção de Mestrado - Turma 2018.

As inscrições ocorrerão de 02 a 27 de outubro de 2017.

Para acessar o Edital, clique aqui.

PALESTRA: A RESPONSABILIDADE DO ESTADO BRASILEIRO POR GRAVES VIOLAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS

Nessa segunda-feira, dia 07/08, as 16:30h, o Salão Nobre da FND sediará palestras e debate sobre violações de direitos humanos ocorridas no Brasil, a partir dos casos emblemáticos da boate Kiss, em que morreram 242 pessoas, e do rompimento das barragens na cidade de Mariana/MG, o maior crime ambiental da história brasileira.

Os dois casos nortearão discussões sobre a responsabilização do Estado e de empresas por violações de direitos humanos, e sobre medidas de não repetição, além de destacar as denúncias do Estado brasileiro à Corte Interamericana e à ONU.

Todas e todos estão convidados!

Serão concedidas horas complementares e horas de estágio pela OAB/RJ.

Para outras informações, clique aqui.

O Programa de Pós Graduação em Direito torna público o Edital 452/UFRJ/2017 (retificado e consolidado), de seleção de Doutorado - Turma 2018.

As inscrições ocorrerão de 18 a 29 de setembro de 2017.

Para acessar o Edital, clique aqui.

ATENÇÃO: POR DECISÃO DA COMISSÃO DELIBERATIVA DO PPGD/UFRJ, REUNIDA NO DIA 27/6/2017, SERÃO DEFERIDOS APENAS OS PEDIDOS DE INSCRIÇÃO DE ALUNOS DEVIDAMENTE MATRICULADOS EM OUTROS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU (MESTRADO E DOUTORADO).

Podem pedir inscrição nas disciplinas do PPGD/UFRJ - 2017.2 pessoas externas ao Programa. Esses pedidos, entretanto, serão ou não aceitos a depender do número de vagas disponíveis (após a inscrição dos alunos internos). Será preciso aprovação do(a) professor(a) da disciplina e da Coordenação do PPGD.

A INSCRIÇÃO DEVE SER PRESENCIAL - de 31 a 03 de agosto (1º semana de aula), das 10 às 16 h.

DOCUMENTOS:

Ficha de inscrição preenchida;

- Cópia do documento de identidade com CPF;

- Comprovante de matrícula em curso de pós-graduação;

DISCIPLINAS JÁ COM LOTAÇÃO ESGOTADA:

- Seminário de Pesquisa B

- Linguagem, Argumentação e Aplicação do Direito